12 de agosto de 2013

O Diário de Litat - Claudemir de Oliveira ♥


Título: O Diário de Litat
Autor: Claudemir de Oliveira
Editora: Novo Século
Páginas: 270
Ano/Selo: 2012
Classificação: ♥♥♥♥

Sinopse: Bnus e Qeb cresceram no mesmo vilarejo, brincando entre pedras e ruínas e, quando jovens, prometeram ficar juntos sempre. Suas vidas estavam entrelaçadas pelo sentimento mais puro do ser humano: o amor. No entanto, seus sonhos foram ceifados por divindades que os colocaram em caminhos opostos. Os olhos de Bnus, que antes brilhavam de felicidade, se tornam obscurecidos pelo Mal. Qeb, por sua vez, passa a lutar para manter e propagar o Bem pelos vilarejos. Mas embora tenham que se enfrentar por um propósito divino, o amor que os unia prevalece… Litat é o descendente desta história, e nasce com dons herdados desde o tempo de seus avós. Ele terá o livre arbítrio de usá-los, porém, sua omissão poderá acarretar danos ao seu povo.



Resenha

Quando comecei a ler O Diário de Litat já senti que o livro seria realmente bom. Mesmo se tratando de uma literatura fantástica, o livro aborda temas como o amor ao próximo, o amor entre duas pessoas e a fé em geral. Não se deixe enganar pela capa, que ao vê-la logo associamos o livro a duelos, lutas medievais e batalhas sangrentas (ok, eu pensei isso!). Mas fui levada através das páginas para um mundo totalmente oposto do que eu imaginei. E que bom que o livro teve essa forma de me capturar para viver junto com cada personagem.

Como o nome do livro diz, trata-se de um diário, aonde Litat nos apresenta a vida de seus antepassados, Bnus e Qeb. Litat narra a história de vida deles, nós mostrando primeiramente o que eles tiveram que enfrentar no decorrer de suas vidas. Decisões que tiveram que tomar em nome de um bem maior. Não só o amor deles, que foi interrompido pelo destino, como tudo que eles fizeram era para algo além dos dois, como família e o povo de seu vilarejo.

"É difícil imaginar um amor tão verdadeiro num tempo tão remoto; é complexo encontrar compreensão da união de pessoas feitas uma para outra. Não encontramos todos os dias amor eterno e verdadeiro e quando achamos que encontramos, surge o sentimento da frustração por saber que no próximo amanhecer ele pode não estar presente, transformando-se em sonhos não realizados ou em pesadelos."

Qeb e Bnus viveram em um tempo que a intervenção dos Deus era comum na terra. Que para ser provado a força que o bem exercia eram escolhidos mortais para serem representantes do bem e do mal. Qeb foi escolhida por Rum, representante do bem para ser imortal e viver propagando o amor pela terra, nos tempos em que o Deus do mal faria o mesmo. No final uma grande batalha aconteceria e apenas um dominaria. Bnus não aceita viver longe de sua amada, e parte do seu vilarejo, assim se enche de rancor, ódio e decide que mesmo que tenha que ir contra seus ensinamentos, ele precisa tornar-se imortal também para poder viver para sempre ao lado dela.

Muitas coisas são provadas no tempo em que Qeb e Bnus estão separados. Mas eles sabiam que somente o amor, a compaixão pelo seu povo e o desejo de viverem juntos novamente era que podia quebrar a promessa que Qeb fez ao Deus Supremo de servi-lo em nome do bem. Bnus luta com todas as suas forças para ser capaz de suportar para não se entregar completamente ao caminho que por amor, escolheu achando ser o certo. Mas apenas Qeb, com sua luz e o amor que sente por ele pode salva-lo.

"Pode-se amar uma pessoa à distância milhões de vezes mais do que aquela pessoa que permanece apenas com o corpo presente ao nosso lado. E assim, Qeb, em sua compaixão e amor por Bnus, escolheu jamais deixar de amá-lo, mesmo à distância."
O tempo se passou e Litat passa a narrar sua própria história. Ele nos conta sobre os ensinamentos que herdou de seu pai, sobre como a história de amor entre Qeb e Bnus, foi para ele a base de sua própria vida. Ele herdou não só a sabedoria de seus pais, como também uma grande responsabilidade. E para viver no caminho certo e ser, assim como Qeb foi, uma pessoa do bem, ele também terá que fazer escolhas.
O Claudemir de Oliveira não só trouxe para o livro uma história envolvente, apaixonante e muito clara, como também trouxe para nós, leitores, motivos para nos questionarmos de nossas ações diárias. É evidente a forma como a luta entre o bem o mal (o bom ou o ruim, digamos assim!), mesmo sendo contado em um tempo remoto, mil anos antes de nós, ser tão interligado a nossa vida hoje. A forma como é tratado o assunto torna a leitura agradável, interessante. Ao mesmo tempo que estamos lendo a história, estamos obtendo conhecimentos. O Livro é voltado para o amor e para as batalhas que travamos conta nós mesmos. Eu simplesmente adorei O Diário de Litat! Me fez refletir sobre muita coisa e também me transportou para um mundo completamente fantástico.
Dei quatro corações, pois o livro realmente me conquistou. 
Leiam o livro, pois tudo que esta escrito nesse diário é maravilhosamente mágico.




13 comentários :

  1. Jéssss! Estou lendo este livro no momento. Estou adorando o tanto como você adorou. A resenha ficou ótimo e me deu vontade de acabar esta história o mais rápido possível!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eu li essa sua resenha (ótima, por sinal) porque eu pensei o mesmo com você quando vi essa capa e já ia descartar, afinal, não é o tipo de coisa que eu leio por prazer.
    Que resenha incrível.
    Boa semana!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Jéssica.... Passo a passo vamos formar uma forte corrente do amor...

    O amor é a essência da magia,
    Sua força é imensurável...
    No duelo da vida,
    O amor é mais forte
    Que o encontro da espada da luz com o machado das trevas...
    Por mais árdua que seja sua batalha diária,
    Se existe amor em seu retorno,
    Jamais temerá o despertar do dia seguinte!
    Eternize esse sentimento
    Simplesmente ame...
    Ame incondicionalmente!
    Claudemir de Oliveira – O Diário de Litat
    https://www.facebook.com/pages/O-Di%C3%A1rio-de-Litat/211645542301634

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Jéssica! Você escreve muito bem.

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, que perfeito. *-*
    Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas fiquei MUITO interessada em ler.
    E amei a capa. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica.
    Eu não conhecia esse livro e gostei bastante de saber que é literatura fantástica, que eu amo.
    Ainda mais escrito em forma de diário.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Que livro perfeito, sua resenha me deixou mais curiosa!
    Amei, beijos
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, Jéssica, eu agora tenho que ler e, sim, pensei que encontraria muitas batalhas durante a leitura.

    A Larah, colaboradora do blog, está lendo O Diário... será a primeira resenha dela para o blog, será que ela começará bem?! Depois de ler sua resenha tenho certeza que SIM.

    Abraços.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Estou super ansiosa pelo livro, adoro leituras fantasiosas, principalmente quando abordam questões relevantes. Fiz uma parceria com o escritor e em breve vou recebê-lo!

    Adorei o blog e a resenha, já estou seguindo!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro e quero muito ler, e realmente o tema do livro chama muito atenção!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente só tenho lido coisas boas dos livros nacionais, esse não foge a regra, fiquei curiosa pra ler, adorei a resenha!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha! o livro ser mesmo muito bom!
    Beijos, Doce Primavera

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Esse livro parece ser muito bom! Fiquei super interessada na leitura e adorei sua resenha. <3

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao Ela e Seus Livros.
Gostou da postagem? Eu quero saber sua opinião sobre ela. :)
Críticas, dicas e comentários educados são bem vindos. Deixe o link
do seu blog para que eu possa te visitar ._. '

Beijos ~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...