22 de agosto de 2013

Memórias Fictícias - Carina Corá ♥



Título: Memórias Fictícias
Autora: Carina Corá
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos)
Ano: 2013
Páginas: 207
Skoob | Orelha de Livro 
Aonde Comprar: Livraria Saraiva
Classificação: 

Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

Existem Segredos Que Não Deveriam Ser Guardados

       Uma capa linda, uma sinopse incrível e um conteúdo de tirar o folego. Memórias Fictícias tem todos os requisitos para ser um livro inesquecível. E é! Quando comecei a lê-lo, fiquei um pouco atrapalhada. Não sabia o que era real e o que não passava de fantasia. Mas acredito que seja essa a ideia que a autora quer passar pra gente. O livro é escrito em quatro partes, no caso, quatro diários, cada um escrito por um personagens principal relatando os fatos de pontos de vista diferentes e como suas vidas se interligaram. O que você tem dúvidas no começo, vai se explicando a medida que vai passando os diários. Os três personagens são: Coralina de Lilá (Coral - amei esse apelido!), Érus e Bianca Giacomina.

       Coralina tem que mudar-se com sua mãe para a casa de uma nova parente, a senhora Bianca Giacomina, que esta velha e precisa de cuidados. Como a mãe de Coralina não tem laços que a prendam aonde vivem, ela resolve atender ao pedido e ambas passam a residir na casa da senhora Bianca. Ao chegar ao local, Coralina não compreende porque tiveram que mudar suas vidas dessa forma, se escondendo na casa de uma pessoa que sequer elas tem intimidade. Naquela casa aonde tudo parece inédito, Coralina de depara com uma torre no topo da casa que a deixa muito intrigada, mas ela não da muita atenção.


"- Que pensa da minha torre?
- Ela não combina com a casa, irmã.
"Assim como seus atos não combinam com sua alma", pensei ao entrar em meu novo lar." - Pág: 20

       Coralina vive em um mundo que a fantasia predomina, ela adora imaginar coisas, lugares, pessoas e possibilidades. Ela não vive só nesse mundo, ela sabe perfeitamente se transportar de um lado para o outro. Passou sua infância toda tendo sonhos que podia voar e aproveitava desses momentos para fugir um pouco da realidade que a assolava. Ela não tem uma relação das melhores com sua mãe, mas sente muito por isso, por não conseguir transparecer seus sentimentos. E naquela casa nova, as coisas pareciam estar ficando mais fora do comum possível. Coral tem sonhos estranhos com a torre, não consegue dormir direito, vê olhos que refletem o universo neles. Ela precisa saber o que tem naquela torre, antes que isso tome conta dela por completo. Até que um presente inusitado, um livro em branco, é deixado sobre sua mesa e nele Coralina passa a relatar suas memórias desse mundo mágico, assim conseguindo diferencia sua realidade da ficção.

"Sentia-me especial por ter esse mundo mágico de fuga. Era como se eu não fosse humana, e ninguém mais pudesse me compreender. Somente eu tinha acesso a esse encanto. Por enquanto, eu estava sozinha, e me engendrava mais profundamente no labirinto... Até que não consegui mais voltar." - Pág: 37

       Érus e Coral tem uma forte ligação, mesmo sem nunca antes terem se visto, ou se conhecido por acaso. Érus vive na torre e não pode sair de lá, e Coral passa a visita-lo todos os dias. Mas para entrar na torre é preciso de muito esforço da sua parte, ela precisa ter acesso a todo o seu imaginário, ela precisa estar dormindo. Horas na torre são dias no mundo normal. Mas Coral esta fascinada com Érus, com seu corpo que reflete o céu e seus de universo. Ele é para ela, o escape do mundo que ela nunca quis pertencer. Viver no mundo real não é mais uma opção. Ela volta apenas algumas vezes para poder se alimentar, tomar água, pois quando esta na torre nada lhe falta. Érus sabe tudo sobre ela, ele tem um livro inteiro escrito sobre ela, e isso a deixa fascinada e apaixonada, a ponto de querer viver para sempre em um mundo criado por Érus, para os dois.

       Em um livro aonde a ficção e a realidade se misturam é bem comum nós, leitores, pararmos para pensar um pouco na nossa própria fantasia. Eu aprendi nesse livro que muitas dessas coisas se interligam por existirem dentro de nós. Claro que é notável a ficção do livro, mas parando pra analisar todos os fatos contidos na história, acredito que é assim que os loucos se sentem. Presos em mundo que eles mesmos criaram, vivendo em universos paralelos, com seus conflitos e personagens que apenas eles tem conhecimento, mas que são tão reais quanto eu sou pra vocês. E isso faz com que nós, isentos de qualquer insanidade, achemos que tudo isso não passam de alucinações, loucura. E é o que são, produzidas por mentes capazes de transcender a barreira do inimaginável. Os três personagens dessa história passaram por isso. E há apenas um jeito de saber como tudo isso teve fim, como memórias fictícias, passaram a ser reais para os três.

       É um livro cinco estrelas. Eu recomendo muito a leitura desse livro! Ele é simplesmente magnífico, inteligente, muito bem escrito e de uma história de deixa o leitor preso do começo ao fim. Me peguei enfeitiçada pelos relatos de Coralina, Érus e Bianca. Relatos que poderiam muito bem ser meus ou seus. Relatos, memórias e verdades de uma loucura que acometeu três pessoas, que nunca tiveram nenhuma ligação antes. Você começa e ler e se perde nas linhas a cada página. Eu adorei o livro e com certeza vou lembrar dele sempre que estiver relatando qualquer fato da minha vida a um diário. Dos três diários, o de Érus é o mais empolgante. Toda a história contada por ele (tá, eu me apaixonei um pouquinho só por ele! cof cof), mas a narrativa dele é mais linda, fiel e desvenda o mistério todo.



14 comentários :

  1. Esse livro vai entrar para minha lista de desejados!

    Achei um narrativa bem interessante e como não amar alguns personagens dos livros que amamos !

    http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar sobre esse livro, varias das resenhas foram positivas. Fiquei bem curiosa para lê-lo. Eu também acho essa capa linda *-*
    Adorei sua resenha, perfeita!

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa tem chovido resenhas e comentarios desse livro nos ultimos tempos. A maioria fala muito bem, e tem o que a mais de ser uma autora nacional ne... Tá na minha listinha! Adorei a resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu quero lê-lo!

    beijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahh, que bom saber que você gostou a ponto de dar 5 estrelinhas. Tenho ele aqui, só falta ler! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeei a resenha!
    Quero ler esse livro!

    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderExcluir
  7. Você me deixou mais curiosa ainda! Vou procurar esse livro imediatamente hehe, sua resenha ficou perfeita!
    Beijos
    http://www.sorrisoselivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Jessica,

    Estou lendo várias resenhas positivas sobre esse livro e minha curiosidade dele só aumenta! Adorei a resenha!
    Bjks
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéhhhhh!
    Nossa que resenha incrível. Já tinha ouvido falar muito bem deste livro, porém a capa não me chamou muita atenção.
    Mas depois desta resenha com certeza ele entrou para minha lista de compras hahaha. Aqui deve ser muito legal, como você diz, as quatro partes né? Cada uma é um diário, adoro livros com vários narradores, acho super descontraído e divertido. Porém a maioria das pessoas não gosta, por esse motivo é tão difícil encontrar livros nesse estilo...


    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Calma amiga, que ritmo é este para ler..hehe
    Eu estou tão atrasada nas minhas leituras, e ainda quero comprar mais livros. Você é uma grande devoradora mesmo..rs
    Achei interessante este livro, gostei da sinopse.
    É algo que gostaria de ler, combina comigo.

    Bom fim de semana
    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Socorro.
    Que resenha maravilhosa!
    Eu tô tão, tããão ansiosa pra ler esse livro. A cada resenha que eu leio dele, eu me apaixono mais. Eu pretendo comprá-lo logo, aliás, ele será o próximo. Eu não posso mais suportar não ter lido essa história, HAHAHA
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esse livro! Foi um dos melhores nacionais que li, é um história realmente maravilhosa!
    Adorei sua resenha Jéssica, ficou super sincera!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii! To seguindo teu blog flor!
    Eu to esperando esse livro da autora que prometeu me enviar, parece ser ótimo! Uma história emocionante.
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Menina, eu amo esse livro. Que bom que vc gostou.
    Li uma resenha essa semana desse livro que a menina disse que esse livro era uma perda de tempo. Me magoou isso sabe? Mas cada um tem sua opinião né?
    Amei a sua resenha viu Jeh? Beijos!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao Ela e Seus Livros.
Gostou da postagem? Eu quero saber sua opinião sobre ela. :)
Críticas, dicas e comentários educados são bem vindos. Deixe o link
do seu blog para que eu possa te visitar ._. '

Beijos ~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...