1 de agosto de 2015

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman ♥


                                                                               

Título: O Oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Arqueiro
Páginas: 205
Ano: 2013        
Classificação: ♥♥♥♥♥

Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Resenha ♥

       A um certo tempo eu resolvi dar uma chance a Gaiman. E hoje fico me perguntando porque exatamente eu não havia dado essa chance desde quando eu comprei o livro, que diga-se de passagem foi a muito tempo atrás. O Oceano no fim no caminho foi um dos primeiros livros que eu comprei e estava aqui, paradinho, sendo sempre o "próximo". Gaiman não só me surpreendeu com a sua escrita divertida, fácil e super compenetrante, quanto me surpreendeu com a fabulosa história criada nesse livro.

       A história começa um pouco monótona até. Um homem de meia-idade que não tem nenhuma ideia de para onde esta indo, volta como que por impulso a antiga casa onde morava quando era criança. Lá ele se depara com a velha casa no fim do caminho. Ele então resolve bater a porta e verificar se sua amiga de infância, Lettie Hempstock ainda estaria por lá. Ao chegar a residência apenas uma velha senhora habita a casa e então ele pede alguns segundos próximo ao lago, o qual ele e Lettie chamavam de Oceano.

       No momento em que ele para em frente ao lado e senta-se para apreciar a pequena quantidade de água disposta as memórias volta a tona e trazem uma incrível lembrança da sua infância naquele local que hoje, embora não fosse o mesmo, ou nem se parecesse, guardava segredos que só uma criança de sete anos poderia viver ou reviver.

       Então entramos em um mundo novo com Gaiman. O livro se transforma rapidamente, de um pequeno lago sem profundidade a um Oceano cheio de mistérios e lugares inacreditáveis. Locais que só a memória de uma criança seria capaz de compenetrar. Tudo começa quando seus pais resolvem, que para administrar melhor as contas da casa, eles vão alugar um quanto na residência. E o primeiro inquilino era uma minerador de opala.

"O minerador de opala era um homem bem alto. Estava de calças jeans e camisa xadrez todas as vezes que eu o vi, exceto a última. Usava uma grossa corrente de ouro amarelo-claro no pescoço. Ela também havia desaparecido da última vez que o vi." - Pág.: 19
       Após a morte inexplicável do minerador de opala na minivan da família, ele conheceu Lettie que o levou para passar uma manhã em sua fazenda. Lettie tinha onze anos e era um pouco mais alta do que qualquer garota da sua idade. Na fazenda Hempstock residiam a mãe de Lettie e sua avó. A fazenda Hempstock que encontrava no final do caminho e eram terras bem grandes. Há uma explicação para a morte do minerador de opala e Lettie queria mostrar a ele, porém isso envolvia entrar em uma grande aventura além dos limites do natural.

       A historia se desenvolve muito bem após o aparecimento da família Hempstock. Eles se aventuram além dos limites da fazenda para impedir que a mesma criatura que matou o minerador de opala prossiga aterrorizando outras familias. Só que a tentativa de expulsar a "coisa" não sai como planejado e ela vem para o mundo deles, alojada no pé do garoto (que misteriosamente, nunca é citado o nome). Dai então são muitas revira voltas e um drama divertido que envolve duas crianças, uma com sete e outra com onze, lutando contra criaturas que não saberia explicar a origem. Ele sabe que Lettie não tem exatamente onze anos e que seu conhecimento vai além do que ele pode imaginar.

"Botei meu pé na água reluzente do balde, elevando seu nível quase até o topo. Meu pé pousou no fundo do estanho do balde. Senti a água fresca em meu pé, não fria. Coloquei o outro e submergi, como uma estátua de mármore, e as ondas do oceano de Lettie Hempstock se fecharam sobre a minha cabeça." Pág.: 162

      O que eu posso dizer e concluir sobre O Oceano no fim do caminho é que, nossa, é uma história curiosa e de tirar o folego de qualquer pessoa. Eu me peguei muitas vezes imaginando como é ser uma criança de sete anos e passar por tudo aquilo. E mais, imaginando como deve ter sido fantástico viver uma aventura dessa, igual a dos livros que ele lia. Gaiman soube como transpor nossos limites imaginários e fazer com que a realidade aos poucos fosse desaparecendo e nos convidando a entrar de cabeça com ele no incrível lago-oceano que nos maravilhou com sua grandeza. Eu leria mais dez vezes esse livro. Vou guarda-lo para ler para meus filhos certamente. Saber se toda infância é regada dessas fantasias é algo curioso para mim. Leiam Gaiman, leiam O oceano no fim do caminho e se maravilhem com essa incrível obra literária.


                                                                               ♥


Um comentário :

Olá, seja bem vindo ao Ela e Seus Livros.
Gostou da postagem? Eu quero saber sua opinião sobre ela. :)
Críticas, dicas e comentários educados são bem vindos. Deixe o link
do seu blog para que eu possa te visitar ._. '

Beijos ~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...