26 de junho de 2013

Inferno - Patrícia Melo - Companhia das Letras ♥

Olá Leitores

Hoje trago para vocês mais uma resenha ótima. Dessa vez vou resenhar um livro que li no *ano passado*, mas que foi uma surpresa literária para mim. Primeiro porque não me lembrava a última vez que tinha lido um livro de uma autora brasileira e segundo por quando comecei a lê-lo eu não estão tão interessada. E depois das dez primeiras páginas ele foi simplesmente devorado. Então... vamos lá?



Título: Inferno
Classificação: 4 estrelas

Autora: Patricia Melo
Editora: Companhia das Letras
Ano/Selo: 2000
Páginas: 379
Você encontra no:
 Skoob

Sinopse: Inferno conta a saga de José Luís Reis- Zé Luís, apelidado Reizinho. Aos onze anos, quando se envolve com o tráfico, sua primeira tarefa é posicionar-se em algum lugar estratégico do morro, observar o movimento e avisar seu bando sobre a aproximação de qualquer pessoa estranha. O estado de alerta em que ele precisa se manter nesse trabalho vai se tornar uma regra decisiva em sua vida- para sobreviver- e, mais ainda, para ascender na hierarquia do crime-, é preciso vigiar a si mesmo e aos outros. Em Inferno, entretanto, o olho que de fato observa é o de Patrícia Melo. Ao narrar o percurso de Zé Luís- a infância pobre e, como a de todas as crianças, repleta de fantasias; o modo como ele encaminha seus afetos; os cálculos que aprende a fazer para conquistar a posição de líder-, a autora reconstrói a face caótica do mundo.



Resenha

Julgando o livro pela capa, eu não fui com muita sede ao pote quando comecei a ler Inferno. Também confesso que era o primeiro livro nacional que eu ia ler em muito tempo, então fui receosa. Depois de começar a leitura fui me envolvendo cada vez mais na teia que foi sendo construída pela Patricia Melo.

O Livro trás a realidade dos meninos do tráfico do Rio de Janeiro de uma forma que nunca imaginaríamos. Você já parou para pensar como é ser uma criança pobre, que mora em um morro comandado por traficantes armados, que prometem manter a paz, caso você não se meta nas transações deles? Não né, suponho que não.

É assim que começa a historia de José Luís, o Reizinho (para os íntimos). Mora com a mãe (Alzira) que é empregada doméstica e com a irmã (Carolaine), que é uma completa vagabunda; nunca conheceu o pai e almejava que um dia ele fosse conhece-lo. Tem como vizinha a charmosa Suzana e a tira colo o namorado dela... O Miltão! E o "tão" não era só uma forma de enfatizar o quanto tinha poder, ele era o chefe do tráfico no morro do Berimbau. O cara que Reizinho admirava por sempre conseguir tudo que queria. O Miltão tinha dinheiro, tinha a Susana, tinha drogas e ajudava a comunidade. Ele construiu creches, fez um sistema de esgoto e distribuía carnes para a comunidade . E José Luís só era um olheiro que falhou em sua missão, um moleque que era espancado pela mãe e que detestava ter que viver as custas dela. Mas ele queria mais.

José Luís queria participar. Deixaria de estudar, nunca achou que fosse conseguir nada com estudo aquela altura do campeonato, ele queria esta aonde Miltão estava, queria entrar no jogo, queria dinheiro. Pediu emprego a Miltão. Não foi fácil, Miltão não queria encrenca com Dona Alzira, que jurara matar Reizinho se ele se metesse com bandido. Mas ele queria porque queria o emprego e consegui.


"Você esta trabalhando para quem? Reizinho viu nos olhos de Alzira. Porra. A mãe antes de surrá-lo, avisava pelos olhos. Para quem você esta trabalhando, menino? Ele não respondeu. Alzira pegou a mão do filho e arrancou a faixa de gaze encardida que envolvia o ferimento. Você esta metido com esses bandidos, José Luís? Observou a ferida. Eu sabia, ela disse. Responda. Com esses traficantes?"
No decorrer de sua vida na favela Reizinho não se importava mais com o que a mãe queria dele. Ele precisava de dinheiro, ele precisava roubar. Foi assim que foi parar todos os dias nas principais avenidas do Rio, junto com outros pivetes, caco de vidro no bolso, sinal fechado, hora do assalto. Dormindo nas ruas, passava dias sem voltar para casa, só queria roubar e se drogar. Sabia que não era bom o que estava fazendo, mas também não era pior do que voltar para casa e ser espancado pela mãe.

Depois de ser encontrado e ter voltado para o morro, Reizinho se viu novamente atrás de Miltão. Agora, mais do que nunca, queria porque queria fazer parte do tráfico. Era tudo tão fácil. Ganhou sua primeira arma de Miltão e foi forçado a passar pelo teste para entrar no grupo. Matou o primeiro homem na sua vida, e então se tornou o braço direito do Miltão. Reizinho era inteligente, esforçado e Miltão admirava isso nele. Conheceu também caras parceiros de Miltão, caras como: Leitor e Fake. Que passaram a ser seus melhores amigos, conselheiros e parceiros de tráfico. Por mais que Reizinho fosse um menino, ele tinha ambição, ele estava sempre querendo mais. Leitor era um cara informado, vivia no tráfico mas amava seus livros, dizia que informação era tudo que tinha de verdade. Fake só queria saber de música e sonhava em ser o próximo astro do hip hop.

"Estava azedo aquele dia. E a culpa não era de Fake, Leitor, nem de ninguém. Uma sensação estranha. Não fora boa ideia ir a casa de Duque naquela tarde. Havia dias andava com o endereço do negro no bolso, desde que o matara. Um barraco caindo aos pedaços, muito pior que o seu. Três filhos pequenos, sujos, desgrenhados e famintos. A mulher resignada, estirando roupa no varal. E que diabos ele tinha a ver com aquilo? Agora, porra, além do pai, porra, ia também se preocupar com aquela lavadeiras? Porque não esquecia? Sim, matara, e daí? Duque era uma traidor. E traidor, nós matamos, dizia Miltão. Quando alguém entra nesse negócio, deve saber o seguinte, se trair, morre, é a lei, traiu, morreu. Porra."
Reizinho aprendeu muita coisa enquanto trabalhava para Miltão. Aprendeu e ensinou. Mas chegou o momento que aquilo também não era mais suficiente. Era tudo muito limitado. Crescera e agora merecia um posto melhor. Ele queria tudo. Ele queria Miltão fora da jogada. Ele queria o morro do Berimbau, e ele iria ter, independente de quantos traidores teria que matar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentando o que li :

Surpreendente, divertido, real e muito interessante são palavras que resumem tudo sobre o livro Inferno. Gente, a realidade explicita nesse livro leva qualquer leitor para um mundo totalmente ao averso. A visão de dentro do tráfico, a realidade de garotos que se envolvem com tudo tão cedo, seus dramas, seus medos. É tudo tão interessante, curioso. E outra coisa, a escrita de Patricia Melo é uma coisa de louco. O ritmo desse livro é eletrizante. Quando você termina um parágrafo tem que parar e respirar porque é tudo cheio de pontos e virgulas que não tem espaço para desviar a atenção para outras coisas. Por isso digo que esse livro foi mais que uma surpresa literária, ele foi um presente sem igual. Então só posso garantir que quem ler vai ter a mesma impressão que eu. Inferno trouxe para mim outra visão dos morros, das favelas e da guerra entre traficantes no Rio de Janeiro. Mesmo sendo um livro publicado a 13 anos atrás (tem noção?), é um exemplar digno de ser guardado e apresentado futuramente aos nossos filhos. Eu a-m-e-i esse livro e espero que tenha despertado a curiosidade de vocês.


21 comentários :

  1. O livro parece realmente ótimo. Sou totalmente apaixonado por esse tipo de literatura. Adorei o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tom,
      O livro é ótimo, leitura super fácil atrativa e curiosa. :)
      Beijo e obrigada.

      :*

      Excluir
  2. Oi Jess, parceira linda <3
    Não conhecia esse livro, parece ser ótimo! E pela capa eu também não daria muita coisa por ele não, viu? haha. Bem a história parece muito boa. Nunca li nada sobre tráficos de droga ainda mais com crianças no meio! Ótima resenha, vou ver se encontro esse livro para ler! Faz tempo que não leio um livro nacional.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cindy *-*
      Ele é ótimo. Mas é daqueles que da para julgar pela capa kkk Mas o conteúdo é muito interessante.
      Procura mesmo, vale muito a pena. :)

      Beeijo linda ♥

      Excluir
  3. oi Jéssica tudo beem? :D
    não conhecia esse livro e nem a autora, mas ambos parecem ser bons, gosto de livros que nos prendem na história haha todo mundo gosta né, eu acho kkk
    e obrigada por seguir meu blog, já sigo o seu :)

    beijos
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, tudo ótimo.
      Pois é, eu também não conhecia, mas fui apresentada e adorei o livro.
      Não tem nada melhor que livros que nos prendem né kkk :)
      Por nada, obrigada vc tb por seguir viu.

      Beijo :*

      Excluir
  4. Oi, Jéssica!
    Concordo com você, a capa não faz bilhar os olhos, poderia ser bem melhor. Mas que bom que mesmo assim você amou a estória. :) Sua resenha ficou muito boa.
    Beijos!

    Tem post novo no blog, passa lá! o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neri,
      Pois é, a capa é daquelas que você olha e pensa: Não, deve ser horrível. kk Mas o livro é o máximo.
      Passo sim, *.* com certeza kk Beijo ♥

      Excluir
  5. Oi Jéssica, estava no Meus Desvaneios Escritos e cheguei aqui, amei seu espaço, ja estou te seguindo. Parabéns pelo blog, é lindo!
    Sobre o livro gostei da sua resenha, não faz meu tipo de leitura mas pelo que li até que me interessou a história..
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lane,
      Obrigada pela visita no meu espaço. *.*
      Beijo :*

      Excluir
  6. Olá minha linda, tudo bem com vc ?

    Desculpa pelo meu sumiço aqui do seu blog, mas é que andei tendo uns probleminhas básicos de dor de cabeça e acabei nem postando nos blogs direito. Agora estou com o braço doendo porque tomei vacina (risos)

    Vou passar em poucos blogs hoje, porque eu não vou aguentar ficar digitando, mas enfim...

    OBS: Toh dando print secreen pra explicar, porque n dah pra ficar digitando hehe


    Agora comentando o seu post, sobre a resenha, eu achei que você escreve muito bem viu maninha, poderia me dar umas aulinhas de resenhas (risos)
    E também dizer que gostei da trama do livro, mas eu acho que não é muito meu gênero de leitura, embora venha mostrar a realidade do nosso Brasil também.

    Mas o mundo tem tanta tragédia que nem em TV, vendo jornal, eu assisto.
    Eu não gosto de ver mais as coisas, porque estou cansada disso tudo.

    Agora me pareceu que o livro flui com uma facilidade impressionante né ?
    Do tipo que te prende até o final da página. Isso é muito bacana, até porque a autora mostrou querer prender o leitor para poder vivenciar o que acontece no mundo e hoje. Muito bacana mesmo linda. Parabens =]

    Se cuida e fica com Deus viu ?!
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil minha parceira/irmã/amiga linda. *.*
      Não se preocupe, eu sei que as coisas são corridas e dor de cabeça é um troço muito chato. Principalmente para ter que ficar na frente do computador :/ Ninguém merece!

      Oh, obrigada, mas olha quem fala, você também escreve muito bem. :D
      É Sil, não é um livro que agrada a todo mundo não, também não faz meu genero, nunca gostei desses temas, mas eu gostei da escrita de Patricia Melo, foi bem inteligente e cheio de emoções.
      O livro é fácil de ler, é um ritmo acelerado de leitura que faz com que termine ligeiro. Eu curti a leitura. Não sei se leria outro do genero, mas esse valeu a pena. :)

      Beijo Sil e cuide-se, fique com Deus também irmã linda. ♥

      Excluir
  7. Nossa eu nunca tinha escutado falar desse livro mas achei muito boa sua resenha eu não curto muito essa temática mas fiquei interessada na estoria do reizinho

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tati, é muito interessante o livro.
      Eu indico quem quiser ler nao vai se arrepender não. :)

      Beijo

      Excluir
  8. Oi Jéssica, tudo bem ?
    Obrigada pela visita em meu blog seja bem vinda !
    Vim conhecer o seu cantinho e adorei !
    Sobre o seu post, eu não conhecia esse livro, eu te confesso que não era muito fã de leitura, mas quando eu conheci o livro Na margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei, de Paulo Coelho, eu te confesso que me apaixonei, foi aí que peguei o gosto pela leitura, mas te confesso que agora não estou tendo muito tempo para a leitura devido ao meu trabalho lá no blog, mas sempre que sobra um tempinho lá estou eu com um bom e belo livro nas mão.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Hmmm.. Ao contrário de você, a capa não me chamou muito atenção não.
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da sua resenha, bem como do enredo do livro.
    Ultimamente tenho dado "sorte" com livro nacionais. Vejo que este á mais um exemplo de um bom livro! Oba oba.. Anotado!

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    Seguindo :)

    ResponderExcluir
  10. De fato, a capa não é lá muito atrativa, mas a estória parece legal. Pena que tenho uma lista tão enorme de livros para ler, mas quem sabe um dia pegue esse...

    Beijos,
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, amei o livro e super me interessei por ele.
    Eu tento imaginar como é a vida desses meninos... as coisas erradas sempre parecem mais facéis, mas não são, e levam a um final horrível... quero saber qual foi o final do Reizinho.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia.
      Que bom que gostou. Pois digo sem medo de errar, leia. é um ótimo livro e você gostou do tema, então vai adorar as confusões de Reizinho. E o final é super legal, muita coisa acontece. É o drama da nossa realidade. *.*

      Beijo

      Excluir
  12. Olá como vai? A estória parece realmente ótima, e é tão bom descobrirmos autores nacionais e gostar da obra né? Autores nacionais cada vez mais se destacando! Abraços :*

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro há muitos anos e me marcou muito. Além disso seu resumo, misturado com a resenha , me fez ficar com vontade de relê-lo. Legal o blog, seguindo.


    porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao Ela e Seus Livros.
Gostou da postagem? Eu quero saber sua opinião sobre ela. :)
Críticas, dicas e comentários educados são bem vindos. Deixe o link
do seu blog para que eu possa te visitar ._. '

Beijos ~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...