Hoje estava pensando nos primeiros livros que li e que foram os responsáveis pelo meu interesse na leitura. Na verdade estava pensando em comprá-los, já que quando os li eu tinha pego emprestado do curso de português que fazia. O meu primeiro livro foi: O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini. Me apaixonei pelo livro e pela forma simples como fui atraída por ele. Desde então eu não consegui mais deixar de ler.
No dia 21 de maio foi lançado o terceiro livro de Hosseini, “O Silêncio das Montanhas” que foi publicado no Brasil pela Globo Livros. Diante desse grande lançamento, senti uma saudade imensa dos primeiros livros do escritor e resolvi falar um pouco sobre eles.
• O Caçador de Pipas - 2003
• A Cidade do Sol - 2007
Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
• O Silêncio das Montanhas - 2013
Sinopse: O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.
Gostaram?
xoxo
Nunca li nenhum livro dele, mas pretendo ler assim que possível. Estava procurando e não achei o botãozinho pra seguir o blog, dá uma olhadinha nisso? Beijos, Rê
ResponderExcluirleituradeumageek.blogspot.com
Ah, eu só não tenho que o que acabou de sair.
ResponderExcluirMinha mãe gosta MUITO dos livros dele. :)
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi Laura.
ExcluirPois é, eu li os dois primeiros mas não tenho.
E o terceiro ainda não li também. :/
Obrigada pela visita. :)
Oi Jéssica!
ResponderExcluirEu estou doida para ler este livro. Os dois anteriores são muito bons, embora tristes. Também, com o enredo não daria para ser diferente, não é?
Estou seguindo seu blog. Boa sorte e muito sucesso com ele!
Beijos!
http://escrev-arte.blogspot.com.br
Muito obrigada Nadja, também estou seguindo o seu. :)
ExcluirBeijo